AS NOVAS DIVISAS TERRITORIAIS

AS NOVAS DIVISAS TERRITORIAIS

Em 1º de janeiro de 1939, entra em vigor o Decreto nº 9.775 de 30 de novembro de 1938, dispondo sobre a Divisão Territorial do Estado, com vigência até 31 de dezembro de 1943. Era então Interventor Federal no Estado de São Paulo, o Dr. Adhemar Pereira de Barros.
Por esse Decreto foram regularizadas as divisas de Barra Bonita com Jahu, Mineiros, São Manoel e Macatuba, constando ainda do texto que “o Distrícto de Paz de lgarassu, do Município de São Manuel com as divisas previstas neste Decreto é transferido, nesta data, para o Município de Barra Bonita e passará à categoria de “Zona districtal” do Districto da sede do Município”.
Por força do mesmo Decreto, passaram a integrar também o território barra-bonitense, os Bairros: Posses, Iguatemy e Palmital.
As novas divisas foram ruidosa e festivamente comemoradas! O jornal “O Barra Bonita”, edição nº 366 de 8/1/39, destacou, em manchete, os festejos promovidos pelo Prefeito Municipal Luiz Scaglione, que estabeleceu a data como o “Dia do Município”.
Entre as comemorações: missa campal celebrada pelo Padre Chiquinho; sessão solene no Cine Ideal; inauguração, no Gabinete do Prefeito, dos retratos do Dr. Getúlio Vargas – Presidente da República – e do Dr. Adhemar Pereira de Barros – Interventor Federal – ; “beberete” servido ao povo no Bar Güther, encerrando-se as festas com três animados bailes: no Ideal Club, no Hotel Municipal e no Centro Operário (salão do Sr. Liberato Fraga), sem esquecer a alvorada com a tradicional bateria de fogos de artifício.
Os Bairros: lguatemy e Palmital passaram a pertencer ao Município de Jahu, de acordo com o resultado do plebiscito realizado em 24 de outubro de 1948, nos termos do Ato nº 95/48 da Comissão de Estatística da Assembléia Legislativa do Estado.
A emancipação de Igarassu (que se escrevia com dois “ésses”) ocorreu em 30 de dezembro de 1953 e dela daremos detalhes no capítulo: “A Autonomia de Igaraçu do Tietê”.

Publicidade:

Linguagem »