O MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL

O MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL
INAUGURADO EM 17 DE DEZEMBRO DE 1988

Empenhado em resgatar os fatos e documentos que fizeram parte da nossa história, o prefeito dr. Wady Mucare instituiu, através da Portaria 491 de 29 de agosto de 1985, um Grupo de Trabalho visando a criação do Museu Histórico e a elaboração de um livro sobre Barra Bonita (já referidos no início deste volume). Tais providências ele próprio havia determinado em sua primeira gestão administrativa (1969/1972), mas sem chegar a bom termo.
De imediato os membros do referido grupo iniciaram a coleta de dados, peças, documentos, registros, jornais da época, informações, entrevistas com antigos moradores, buscando reunir os elementos necessários à elaboração do histórico de Barra Bonita, desde a fundação até o centenário.
Para sediar o futuro Museu, nada melhor que o belo prédio da antiga Estação da Estrada de Ferro Barra Bonita (a ferrovia que tanto contribuiu para o progresso de nossa cidade), situado na praça dr. Tatinho, o qual foi reformado, restaurado e adaptado para abrigar as novas instalações, inauguradas a 17 de dezembro de 1988.
Em solenidade marcada pela emoção, passado, presente e futuro se encontraram naquela data, representados pelos antigos moradores, pelas autoridades e convidados e pelas crianças que lá compareceram, as quais, ao lado da Fanfarra da Legião Mirim que abrilhantou a festa, formaram o grupo alegre e harmonioso da Barra Bonita de amanhã.

Museu Histórico Municipal Luis Saffi, como foi denominado o prédio que reune o acervo histórico de Barra Bonita

Publicidade:

Linguagem »