O TEATRO MUNICIPAL PROFª ZITA DE MARCHI

O TEATRO MUNICIPAL PROFª ZITA DE MARCHI
RUA JOÃO GERIN, Nº 222
INAUGURADO EM 22 DE OUTUBRO DE 1982

Integrante do Projeto do Centro Cultural que incluía Teatro, Câmara Municipal, Biblioteca e Salões de exposições, o Teatro Municipal de Barra Bonita, construído na administração Kyelce – Baldo, entre as ruas João Gerin, Luiz Reginato e Sebastião Franco de Arruda (local onde anteriormente funcionava a Biblioteca Municipal – demolida para tal finalidade), veio suprir falta de um auditório ou casa de espetáculos que pudesse sediar eventos de ordem cultural e popular (*).
Como obra de engenharia, nosso teatro impressiona pelo correto aproveitamento do terreno e distribuição funcional dos espaços para as 387 poltronas, palco, bastidores e salas de exposições à entrada e no sub-solo (atual sala de vídeo); perfeito sistema acústico, e aparelhamento de última geração em som e luz, oferecendo a todos os que lá se apresentam, as condições técnicas ideais para os espetáculos e para o público que os prestigia.
Na denominação “Teatro Municipal Profª Zita De Marchi”, oficializada pelo Decreto nº 859 de 6 de abril de 1982, o prefeito José Kyelce dos Santos homenageou e enalteceu a figura da professora, advogada e cronista; participante ativa dos grandes acontecimentos culturais, estudantis, religiosos e sociais de Barra Bonita. Membro da numerosa e pioneira família De Marchi, nasceu em Igaraçu do Tietê mas tornou-se barra-bonitense “de coração”, merecendo a oficialização dessa cidadania concedida pela nossa Câmara Municipal. Entre suas iniciativas, uma se renova anualmente: a festa de Coroação de Nossa Senhora Aparecida, “Rainha dos Estudantes de Barra Bonita”, tradição que começou em 8 de dezembro de 1956, incentivando a devoção à Padroeira do Brasil entre os estudantes e as comunidades católicas locais e da região.
Zita De Marchi faleceu aos 29 de julho de 1982, em São Paulo, e foi sepultada em nossa cidade.
No dia 22 de outubro de 1982, na cerimônia de inauguração do Teatro que leva o seu nome, com a presença dos familiares, amigos, colegas, ex-alunos, autoridades e o povo, a placa comemorativa foi descerrada por uma de suas irmãs, dona ltálica De Marchi, que, emocionada, leu ao final da mesma, uma frase escrita e “assinada” pela homenageada, cujos dizeres se enquadravam perfeitamente ao ato: “Se a lembrança de um momento feliz permanece, seja ela o dia de hoje – Zita De Marchi”.
A “inauguração do palco” durou três dias, 22, 23 e 24 de outubro com duas sessões gratuitas e diárias para o público que lotou o Teatro e aplaudiu as encenações do Teatro Popular do SESI da Capital e da Companhia Teatral da FUNBBE, formada por artistas amadores locais.

(*) Autor do Projeto do Centro Cultura, engenheiro Odair Stolagli. Os prédios da Biblioteca e Câmara Municipal foram construídos na segunda gestão do prefeito dr. Wady Mucare (1983-1988) e serão focalizados na administração do centenário.

Teatro Municipal Zita de Marchi
Inaugurado em 22/10/1982 – Rua João Gerin 222

Publicidade:

Linguagem »