A URBANIZAÇÃO E INAUGURAÇÃO DAS PRAÇAS

A URBANIZAÇÃO E INAUGURAÇÃO DAS PRAÇAS

Diversas áreas verdes que receberam denominação de pessoas e famílias pioneiras de nossa cidade, como homenagem e reconhecimento do Poder Público ao trabalho por elas realizado, foram urbanizadas pelo prefeito dr. Wady Mucare, procedendo-se às inaugurações com animadas festas onde não faltaram: fogos de artifícios, bandas de música, populares, autoridades e convidados, mas sobraram risos e lágrimas emocionadas dos familiares daqueles homenageados.

1) PRAÇA LUIZ IAIA – DECRETO Nº 001/67 DE 17/03/1967
Comerciante, artesão de calçados e chefe de numerosa família.
LOCALIZAÇÃO: Vila São Caetano – entre a Casa da Criança e a igreja de Santo Antonio.
INAUGURAÇÃO: 19 de Março de 1971 – com as presenças, entre outras, de Dona Ana Ciampi laia (Dona Nina), viúva do homenageado, filhos, netos e bisnetos.

2)PRAÇA JACOB CHALITA – LEI Nº 461 DE 15/12/1965
Comerciante e proprietário de um dos primeiros hotéis de nossa cidade no início do século, a rua Campos Salles.
LOCALIZAÇÃO: Vila Operária entre as ruas Antenor Balsi e Antonio Franco Pompeu.
INAUGURAÇÃO: 17 de junho de 1972 – pelo filho José Chalita (Neco Chalita)

3)PRAÇA BLAZISSA – LEI Nº 461 DE 15/12/1965
Família numerosa que no início do século foi proprietária de uma frota de seis carroças para o transporte de cargas, sendo considerada a “primeira empresa transportadora” da cidade.
LOCALIZAÇÃO: Vila Operária – entre as ruas Antonio Reginato e Carlos Lourenção.
INAUGURAÇÃO: 17 de Junho de 1972 pelo Sr. Arthur Blazissa e dona Josepha Ramirez Blazissa representando toda a família homenageada.

4)PRAÇA HIPPOLITO LOPES – LEI Nº 461 DE 15/12/1965
Um dos primeiros comerciantes locais ao lado de seu irmão Cláudio Lopes. Deixou numerosa
descendência. Entre seus filhos, nossos conterrâneos os Deputados Eloy e Waldemar Lopes Ferraz
LOCALIZAÇÃO: Vila Operária – entre as ruas Juvenal Pompeu e Antonio Franco Pompeu.
INAUGURAÇÃO: 17 de junho de 1972, pelo seu filho deputado Waldemar Lopes Ferraz, seu sobrinho Dr. Orlando Lopes e demais familiares.

Ainda na noite de 17/6/1972, pelo Prof. Orlando Thomaz. Foram acionadas as luminárias da praça fronteiriça ao CENE – Colégio e Escola Normal Estadual – (Atual E.E.P.G. Laurindo Battaiola) oferecendo mais conforto e segurança aos estudantes daquele estabelecimento.
Com a entrega dessas áreas verdes urbanizadas, completou-se o ciclo de preservação e melhoria de nossas praças públicas, iniciado pelas reformas e instalação de luminárias modernas na Praça Nhonhô de Salles (prefeitura), em 1º de agosto de 1970, e na Praça São José em 15 de agosto de 1970, quando, para homenagear a mais antiga moradora da praça e uma das primeiras professoras de Barra Bonita, o Prefeito Dr. Wady Mucare convidou “Dona Elvira Machado Lourenção”, sob os aplausos dos presentes, para inaugurar o novo sistema de iluminação.

Publicidade:

Linguagem »