BARRA E IGARAÇU AGORA POSSUEM AMPOLAS DE SORO ANTIESCORPIÔNICO

 em Saúde

Os municípios de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê receberam da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo 12 ampolas do soro antiescorpiônico (6 para cada município), sendo que as mesmas encontram-se disponíveis no Hospital e Maternidade São José de Barra Bonita.
O soro antiescorpiônico não é uma vacina, ou seja, não é utilizada como prevenção, mas sim exclusivamente no tratamento, combatendo os efeitos do veneno em caso de picada.
De acordo com o Ministério da Saúde, o uso de soro antiescorpiônico é indicado em casos classificados clinicamente como moderados ou graves.
Casos leves, que não necessitam a aplicação do antiveneno, correspondem a 87% do total de casos. Portanto, os critérios para aplicação devem obedecer à determinação médica.
Por essa razão, reforçamos que a melhor forma de prevenção é manter locais próximos das residências como jardins, quintais e terrenos baldios limpos. Deve-se sempre usar calçados e luvas em atividades rurais e de jardinagem. O não acúmulo de lixo orgânico, entulhos ou materiais de construção, a vedação de frestas e buracos em paredes e forros também são medidas que evitam o aparecimento de escorpiões.

Entre outras medidas indicadas para evitar o risco de acidentes com escorpiões, citamos também: ao colocar calçados, roupas, toalhas e roupas de cama, verificar se não há escorpiões antes de usá-los, limpar periodicamente ralos, manter camas e berços afastados da parede e evitar que lençóis toquem o chão.

 

Fonte: Imprensa Barra Bonita

Postagens Recentes
Linguagem »