Prefeitura inicia 2ª Etapa do Programa Saúde Bucal nas Escolas

 em Informativo Prefeitura, Saúde

A prefeitura de Barra Bonita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à segunda etapa do programa Saúde Bucal nas Escolas. Nesta etapa, as crianças das escolas municipais estão sendo examinadas para um levantamento de suas atuais condições e necessidades de tratamento.
Somente as crianças com autorização dos pais estão sendo examinadas.

O programa já passou pelas escolas municipais Mariana Gonçalves Dias, Alzira Kruger Guther, Alberto Arradi, Mercedes Lopez De Marchi, Gutenberg de Campos e Adelaide Reginato Dias.
As próximas escolas a serem atendidas são Grilo Falante, Fernando Costa e Antônio Osvaldo De Luca.

Depois da coleta de dados ocorrerá a 3ª etapa, que é a troca de escovas das crianças com cores comparativas: vermelho (situação crítica, necessita de atenção dos pais e tratamento odontológico), amarela (situação branda, mas que exige cuidado) e verde (ótima condição de saúde bucal).
O programa conta com cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. O objetivo dos acompanhamentos é proporcionar às crianças uma saúde bucal saudável, livre de cáries e demais problemas dentários. Além disso, os profissionais da equipe de saúde repassam informações e cuidados para que cada criança tenha um sorriso saudável.

Os pais das crianças que precisarem de tratamento serão alertados da necessidade e como devem proceder.
A cirurgiã-dentista Claudia Cynthia Cespedes, coordenadora do projeto, destaca que as crianças devem ter um cuidado especial com os dentes desde pequenos, pois isso trará grandes benefícios para toda a vida, além de proporcionar um bem estar maior para elas. Ela ressalta ainda que os pais têm papel fundamental na hora de incentivar e supervisionar a escovação em casa, fazendo com que as crianças usem fio dental corretamente, mantenham uma alimentação equilibrada, evitem excesso de açúcar e façam visitas ao dentista a cada seis meses. “Tudo isso são hábitos fundamentais que devem ser adotados para manter o sorriso sempre saudável”, diz Cespedes.

 

Fonte: Imprensa Barra Bonita

 

Postagens Recentes
Linguagem »